sexta-feira, 27 de abril de 2007

Surdez

Olá, Pessoal!
Nosso tema, foi muito bem escolhido, é uma deficiência não visível e que não discrimina a primeira vista, porém nos assusta quando percebemos que não podemos dialogar com uma pessoa aparentemente normal. A forma de trocar idéias, mais usada é a fala, não aprendemos interagir com outras pessoas que não podem ou não sabem usar a fala. Temos que estudar e aprender interagir com estas pessoas, até aqui excluídas por nossa forma de comunicação.

3 comentários:

Ana Maria disse...

Um dos grandes desafios para nós educadores é indicar as características que permitem identificar uma criança surda em sala de aula. Isso porque a surdez não acarreta “marcas físicas”, facilmente identificáveis ao se deparar com um aluno surdo, mas em seus aspectos comportamentais e sociais. Isto varia de pessoa para pessoa. Devemos lembrar que a perda auditiva que ela possui é apenas um aspecto subjetivo. O grande desafio como educadores é buscar informações de como se relacionar e ensinar alunos surdos.
Vivemos em mundo de sons, ruídos, música, barulhos e fala das pessoas. Certamente a impossibilidade de ouvir a fala humana é mais séria implicação da surdez, pois interfere diretamente na interação social e na possibilidade de ter acesso ao conhecimento: a interação verbal.
A surdez reflete-se principalmente, no desenvolvimento da linguagem das pessoas surdas. Como se sabe, a grande maioria se comunica por meio da oralidade e desconhece que esse processo traz inúmeras barreiras as pessoas surdas. Considerando-se a importância que os processos comunicativos têm interações sociais nos diferentes contextos, com destaque à escola, os alunos surdos poderão apresentar inúmeras dificuldades de compreensão nas suas interações e apresentar muitas barreiras em seu processo de aprendizagem (BRASIL, 2003).

PESSOAS COM SURDEZ LEVE OU MODERADA
Geralmente comunicam-se e aprendem utilizando a linguagem oral, desenvolvendo um bom domínio do portugues. No entanto, a perda auditiva pode impedir a perfeita percepção dos fonemas das palavras, causando problemas na compreensão do que é dito.
Em sala de aula pode ser considerada “desligada”, porque não consegue processar plenamente as informções auditivas que o cercam. Pode apresentar trocas fonoarticulatórias (p/b, t/d, f/v) Em ultimo analise, essa dificuldade poderá refletir nas escrita.
Em sala de aula o professor deve observar se a criança:
· Atende aos chamados;
· Inclina a cabeça, procurando ouvir melhor;
· Pede repetição frequentemente;
· Apresenta dificuldade na pronuncia das palavras;
· Usa palavras inadequadas ou erradas, quando esta comparadas ás outras crianças da mesma faixa etária.
· Fala muito alto ou baixo.
· Se apresenta desinteresse ou desanimo;
· Não se interessa pelas atividades ou jogos em grupo
· È vergonhosa, retraída e desconfiada. (BRASIL, 2002)
A atnção a estes comportamentos, em conjunto, permite a identificação de possíveis perdas auditivas e a possibilidade de encaminhamentos aos profissionais para intervenções.

Postado por Ana Maria

Ana Maria disse...

Quando se trata de crianças com surdez severa ou profunda, certamente a família já tem conheciemento do problema e tomou providências necessárias com busca de profissionais especializados. E muito importante o diálogo entre pais, professores especializados e professores do ensino regular para conhecimento da hisstória de vida do aluno.Sendo necessário investigar alteernativas de comunicação mais adequada em cada caso, pois muitas acabam adqurindo uma lingaugem gestual própria.
As pessoas que não aprendem uma língua oral, por falta de audição, não estãio privadas da possibilidade da aquisição e do desenvolvimento a linguagem, pois fazem isso utilizando um outro canal- a visão - e uma outra forma de comunicação - a lingua de sinais.
A lingua Brasileira de Sinais -libras. A lingua de sinais não é igual em todo o mundo.
Vale a pena conferir os sites:
http://assistiva.org.br
http://www.surdo.org.br
Curiosidade:
Você sabia que crianças surdas, filhas de pais surdos, que desde o nascimento estiveram expostas a lingua de sinais, têm desenvolvimento linguistico, cognitivo, afetivo e social adequados, demonstrando melhores resultados acadêmicos, em relação aquelas que não tiveram acesso á língua de sinais na infância?

O ideal é que os professores e os surdos pudessem contar com o apoio de um interprete de Libras em sala de aula, auxiliando na mediação da comunicação em situações em que estivesse envolvidos surdos e ouvintes.
O INTERPRETE É UM PROFISSIONAL QUE INTEGRA OS SERVIÇOS DE APOIO ESPECIALIZADOS, PREVISTO NA LEGISLAÇÃO ESTADUAL (DEL.CEE. Nº 02/2003),já disponível par muitos alunos surdos da rede pública de ensino.
No entanto, por ser uma lingua ainda desconhecida pela grande maioria das pessoas, o n´´umero de profissionais interpretes para o E.Fundmental ainda é insuficiente para atender a demanda de allunos matriculados.

Ana Maria disse...

O Torpedo Rybená é um serviço que permite receber e enviar mensagens de texto na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
- Surdos (Pessoas com Necessidades Especiais – auditivos ou com baixa audição) poderão, através da animação de imagens no celular, se comunicar em LIBRAS, como também visualizar as mensagens recebidas em texto.
- Ouvintes poderão enviar Torpedos Rybená, que serão convertidos para LIBRAS, viabilizando, dessa forma, a comunicação através do uso de duas línguas (Português x LIBRAS), de forma autônoma e não tutelada.
O Player Rybená® é capaz de converter qualquer páginas da Internet ou texto escrito em português para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
- Permite tornar o seu Web Site acessível para a Comunidade Surda.
http://www.rybena.org.br/rybena/default/index.jsp